segunda-feira, 24 de setembro de 2012

1 ANO !!!

Tudo começou em setembro de 2007, onde apareceram os primeiros sintomas do que mais tarde se deu diagnosticado como um tumor no meu pâncreas. Precisei de quatro meses de exames para apurar a razão dos constantes estados de hipoglicemia que meu organismo apresentava.
Enfim, que no dia 29 de Janeiro, através do exame de Ecoendoscopia foi localizado meu tumor, me colocando a ansiosa e angustiante cura através de uma grande cirurgia.
Exames pré-operatórios realizados até que no dia 14 de Fevereiro fui para minha primeira cirurgia.
Foram 8 horas de cirurgia, na qual parte do meu pâncreas foi retirado me livrando de um tumor de 3cm de diâmetro. Mas eu não imaginava que ali começa o maior teste da minha vida.
Como em breve vou repassar com detalhes tudo o que ocorreu, vou resumir contando que foram 3 meses de internação, complicações, 2 cirurgias, além de inúmeras noites onde eu ia dormir rezando por um novo amanhecer. Pedi muito a chance de mais um dia apenas com saúde fora daquele hospital. E desde maio de 2008 estou com essa chance nas minhas mãos. Embora tenha ficado de molho até novembro de 2008 devido a um dreno no meu corpo e a possibilidade de uma terceira cirurgia.
Aprendi nessa provação que sempre estive certo em dar sempre muito valor para as coisas mais simples como o abraço, a parceria, a amizade, o amor e o valor ao ser humano.
Nas noites em que eu me dividia entre despedidas e preces, percebia o quanto sentia falta dessas situações simples que está ao alcance de todos, o dia todo e de graça!
Mas, mesmo diante de todo esse desafio, tenho muito a agradecer!
Bem... ano de 2009 foi tudo ótimo.. depois da grande batalha de internações e 2 cirurgias.
Porém... nem todo tumor havia sido retirado... e no começo de 2010 voltou a se manifestar... os mesmo sintomas de hipoglicemia.
Exames... exames e mais exames... Até que chegou a conclusão de que eu deveria retirar 2/3 do meu pâncreas.
Em novembro de 2010 fui para a minha 3 cirurgia! Retirado além dos 2/3 do meu pâncreas... junto foi o meu baço em função da localização que dificultava a cirurgia.
Mas, ao acordar, percebo que a minha hipoglicemia continuava... e após 4 dias de internação comecei a ter febre alta... E, após uma nova tomografia percebeu um acumulo de liquido na região abdominal... Suspeitava que o dreno estava mal colocado. Diante disso.. foi marcada uma pequena cirurgia as pressas para reposicionar esse dreno.
Entrei no centro cirúrgico para uma cirurgia que duraria 1 hora e saí 8 horas de pois direto pra UTI, respirando com ajuda de aparelhos.
Durante essa "pequena cirurgia" percebeu-se que havia uma perfuração no meu intestino ocorrida durante a cirurgia há 5 dias antes. Foi necessária uma limpeza geral na minha região abdominal e era preciso fazer um desvio no meu intestino até que a perfuração cicatrizasse completamente.
Ou seja, meu intestino foi desviado para uma bolsa que eu teria que conviver com ela colada no meu corpo por mais 4 meses..
Mas voltando à UTI.. foram os 5 dias mais difíceis da minha vida... 24 horas por dia torcendo para minha pressão voltar ao normal e aí sim voltar pro quarto. Entre noites em claro... visitas de 30 minutos... transfusões... 5 dias depois voltei para o quarto.
Mesmo assim... meus sintomas não cessaram. Se somaram a todo o desconforto da 4 cirurgia.
Depois de 20 dias recebi alta, mesmo com meus sintomas presentes.
Convivi mais 4 meses com aquela bolsa e em março de 2011, após verificar a total cicatrização perfuração do intestino, foi refeito todo o trajeto natural do meu intestino. Cirurgia simples, 3 dias de internação.
Mas, como falei... meus sintomas agravavam cada dia mais... até que começaram as constantes crises de convulsão  E, em maio decidi parar tudo na minha vida e só sossegar quando resolvesse toda a minha situação.
Foi uma fase que dedico muito à minha amiga Sheila Arcuri. Foi muito parceira trabalhando muito a minha Fé de que tudo daria certo... até que por acaso, (ou não), reencontrei uma amiga que teve a mãe recentemente operada, com muito sucesso, pelo Dr. Marcel Machado.
Voltando um pouco no tempo... em 2008 quando procurei ajuda dos melhores médicos do HC, me informaram que o Dr Marcel era o melhor médico cirurgião do HC. porém... logo depois disso, teve um incêndio no andar do HC onde tratavam pacientes com problemas no pâncreas. Isso afastou a possibilidade de fazer a cirurgia com ele em 2008.
E esse ano, essa minha amiga, me passou o contato dele e retomei meu tratamento com ele.
Entrei em seu consultório muito abatido, exausto de tantas crises diárias de convulsão...
Enfim... 30 minutos depois, saí com a certeza de que voltaria a ter uma vida normal novamente!
A segurança e a confiança que senti naqueles 30 minutos me tomaram completamente.
Até que, 25 dias depois, no dia 24 de setembro de 2011, renasci!
A cirurgia foi um sucesso em todos os sentidos!!! Nenhuma dor! Nenhuma sequela!
Em 5 dias recebi alta!!!! Para a surpresa de todos!
A minha Fé, a minha confiança de que tudo daria certo.. fez com que minha recuperação fosse a mais forte e perfeita possível! Entrei no hospital já imaginando o que ia fazer 10 dias depois! Com saúde, alegria e muita luz!

Hoje faz 1 ano que renasci! Estou na melhor fase da minha vida, em todos os sentidos!
Continuo sendo eternamente grato por tudo que a vida me deu!
E cada vez mais, estou certo que cada segundo da minha vida vale muito pra ser desperdiçado com pouco.
Amo e saboreio cada segundo da minha vida...  do jeito que ela é... com tudo que tem direito.

E tem mais... seria muita sacanagem... rs
Agora que a festa ta ficando boa, iam me botar pra fora??? rsrs

"Vivam o hoje do melhor jeito que puder... Cada dia como se fosse uma vida toda, pois nunca sabemos o que o amanhã nos reserva!"

Obrigado a Deus, Família, Dr. Marcel Machado e a todos que torceram por mim!

3 comentários:

  1. Marcos, querido! Parabéns pelas suas vitórias! Parabéns pela sua fé e persistência! Seu relato me emocionou muito e o que posso dizer mais é que desejo que Deus esteja sempre do seu lado, renovando a cada dia sua coragem e vontade de viver cada segundo cada vez melhor, principalmente com a sensibilidade que você tem e que mostra tão lindamente nas suas fotografias!
    Um grande abraço carinhoso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom Marcos...
    Mesmo sem antes conhecer a sua história, suas lutas, suas internações, ontem naquele post escrevi que você era merecedor... E hoje após ler todos seus relatos vi o quanto eu estava certa... Parabéns mais uma vez, por você ser assim... Realmente um MERECEDOR. B-jos no seu coração querido :D

    ResponderExcluir